Propostas integrativas, que analisem o problema de abuso e dependência é fortemente sugerido no campo de tratamento. Entre estes fatores, destaca-se a família. Sua inclusão, pautada em evidencias facilita a promoção de mudanças tanto para o membro que apresenta o comportamento problema, bem como para os demais envolvidos.
A família é considerada um importante elo entre o indivíduo e a sociedade, fonte de aprendizagem e de interação social fundamental. Compreender os elementos que compõem a correlação deste sistema para o campo de tratamento, bem como da prevenção é consequentemente uma via imperativa. O manejo com as famílias e sua rede de apoio é delicado, representa uma peça-chave tanto para uma intervenção preventiva como de tratamento, exigindo do profissional recursos e instrumentos que garantam uma conduta acolhedora e assertiva.
Este curso apresenta evidencias sobre tendências e panorama das intervenções familiares, abordagens e conceitos teóricos sobre o sistema familiar e modelos interventivos, para quem e aonde as intervenções familiares podem ser aplicadas e questões particulares ao campo das práticas familiares relacionadas ao problema de abuso e dependência.


Objetivos principais:


• Apresentar um panorama das evidencias das práticas familiares
• Conhecer conceitos da dinâmica e do funcionamento familiar
• Elaborar um diagnóstico familiar para o tratamento


Coordenadora: Roberta Payá: Psicóloga e Psicoterapeuta de Família e Casal pela PUC (SP). Doutora em Saúde Mental (UNIFESP – SP). Mestre em Terapia Familiar pela Kings College (Londres). Especialista em Dependência Química (UNIFESP – SP). Membro da Associação Paulista de Terapia de Família (APTF) e da Associação Brasileira de Álcool e Drogas (ABEAD).


Público-Alvo: Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Assistentes Sociais, Educadores, agentes comunitários, terapeutas ocupacionais, estudantes da área da saúde e profissionais da área jurídica.


Data:  09/11/2019 


Carga Horária: 9hs as 18hs  (Com uma hora de almoço)


Local: São Paulo-SP (próximo ao metrô)


Inscrição: contato@uppsi.com.br


Livro adotado: Intervenções Familiares para Abuso e Dependência de Álcool e Outras Drogas. Ed grupo Gen / Roca. São Paulo, 2016.


Formato: Aulas expositivas que incluem exercícios práticos, demonstrações de casos clínicos, e discussão de vídeos e filmes.


Valor: R$ 355,00 com o livro
           R$ 300,00 sem o livro


Condições especiais:
                        10% de desconto para pagamento à vista
                         25% de desconto para estudantes e ex-alunos UPPSI
                         30% de desconto para grupos com 3 ou mais alunos

 

Tenho Interesse