Formato:
EAD Assíncrono.

Duração:
15 horas distribuídas em 8 aulas

A quem se destina:

Destinado a quaisquer profissionais da saúde – tais como médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais entre outras áreas afins – que desejam incentivar seus pacientes/clientes a considerarem mudanças de comportamento com vistas a um melhor cuidado de sua saúde e promoção do bem-estar.

Certificado:

Certificado com selo da UPSSI, conforme participação do número de horas e realização das atividades de sedimentação ao término de cada aula.

O acesso ao material e aulas do curso estará liberado por 1 ano após a compra (este período não será estendido).

Sobre o curso:

O curso Entrevista Motivacional – Fundamentos Básicos para a Prática Clínica, tem como objetivo possibilitar ao profissional o treinamento na utilização da Entrevista Motivacional de maneira eficiente e eficaz em diversas circunstâncias no sentido de apoiar mudanças de vida do cliente/paciente, com uma atuação pautada no Espírito da EM (Parceria – Empoderamento – Compaixão e Aceitação), em conformidade com os processos (Engajamento – Foco – Evocação e Planejamento), por meio das habilidades Clínicas do referencial (AORS – PARR) e com vistas a resolução da ambivalência.

Objetivo:

  • Usar a escuta ativa com vistas a captar com precisão as necessidades dos clientes;
  • Ter a clareza de que a escuta ativa ajuda a economizar tempo, uma vez que capta com precisão as necessidades dos clientes;
  • Utilizar as habilidades clínicas da EM como perguntas abertas evocativas, reflexões, afirmações e resumos na promoção da mudança de comportamento;
  • Aprender uma nova postura de fornecimento de informações e conselhos, pautada no Espírito da Entrevista Motivacional;
  • Adotar uma postura de não julgamento com equilíbrio e equanimidade na resolução da ambivalência;
  • Estruturar a intervenção em conformidade com os processos de engajamento – foco – evocação e planejamento.

Conteúdo:

  • Definição de Entrevista Motivacional
    • Objetivo principal da EM
    • Ambivalência
    • O reflexo de consertar e a persuasão
  • Espírito da EM (PACE)
    • A importância da aceitação – Atuação com parceria – aceitação – compaixão e empoderamento
  • Habilidades utilizadas na Entrevista Motivacional: PARR
    • Pensamento Reflexivo​​
    • Bloqueios na escuta
    • Tipos de reflexão
  • Habilidades utilizadas na Entrevista Motivacional: PARR
    • Perguntas abertas e fechadas
    • Perguntas Evocativas
    • Afirmação
    • Reforço + simples e complexo
    • Resumo​​​​​​
  • Processos na EM: Engajamento – Foco – Evocação – Planejamento​​​​​
  • A Evocação e a importância dos Valores
  • Reconhecendo os tipos de fala:
    • Fala Preparatória – DARN
    • Fala Mobilizadora – CATS
    • Fala de Sustentação ou Permanência​​​​
  • Aconselhamento com neutralidade e compaixão
    • Equilíbrio e Equanimidade
Professora:
Neliana Buzi Figlie

Investimento:  
R$ 450,00

Todo treinamento atualizado conforme a 4ª edição da Entrevista Motivacional (2023) e  Motivational Interviewing in Health Care (2ª edição, 2022)