Uppsi

Vulnerabilidade e o uso de drogas

Autores: Frederico Garcia, Michelle R Costa, Lívia P Guimarâes e Maila CL Neves. Edilaine Moraes e Geraldo M Campos escreveram o capítulo ” A visita domiciliar motivacional em situações de vulnerabilidade”. Roberta Payá escreveu o capítulo “Abordagem da família no cenário de vulnerabilidades” Neliana Buzi Figlie e Livia Guimaraes escreveram o capítulo: Os desafios enfrentados pelos filhos no convívio com pais usuários de substancias psicoativas.

Vulnerabilidade e o Uso de Drogas. Belo Horizonte, MG: 3i Editora, 2016. Este livro foi dividido em três partes. Na primeira é discutido o conceito de vulnerabilidade sob várias perspectivas do saber. Na segunda parte, relatos dos aspectos da vulnerabilidade específica a diferentes grupos e situações. Na terceira parte, reunião de um conjunto de artigos, descrevendo modelos e métodos de abordagem da vulnerabilidade associada ao uso de drogas.
O conceito de vulnerabilidade ajuda a compreender por que algumas pessoas experimentam drogas e evoluem para a dependência química e outras conseguem superar o uso.
No campo da saúde, compreender as vulnerabilidades a que estão expostas as pessoas é compreender não apenas as condições que podem deixá-las em situação de fragilidade e expô-las ao adoecimento, mas também os recursos que cada indivíduo ou grupo social dispõe para enfrentar essas fragilidades.

Outras publicações: